U. E. “Dr ACHILES CRUZ”
PROJETO DE LEITURA
Verlanda Maria Gonçalves Belo
1- JUSTIFICATIVA
As relações escola-familia-comunidade sempre foram marcadas pela frieza e distanciamento. A comunidade não se envolve muito na vida da escola e vice-versa. Observa-se a cada dia o quão é preciso reconstruir o papel da escola perante sua clientela e perante a comunidade na qual está inserida.
em face dessa realidade foi idealizado este projeto, com o objetivo de incentivar a prática de leitura por lazer, levando à comunidade a mais ampla variedade de texto possivel, estimulando o debate de temas como cidadania, identidade pessoal, comunidade, meio ambiente. O projeto abrange diferentes faixas etárias, diferentes níveis de escolaridade e a diversidade cultural. Precisamos ser utópicos, porque os sonhos podemnos levar aos melhores dias. Sonhar é acreditar na vida.
Compreende-se, portanto, que é imprescendivel enxergar com novos olhos o verdadeiro, o universo mágico e encantador do livro e, consequentemente, entendendo-se aí, todo o prazer e vida proporcionado pela leitura.
2- PÚBLICO ALVO
O projeto visa atender os alunos que não dominam o código, dominam o código mas não atribuem sentido ao que leem, que já desenvolveram alguma competencia de leitura, mas não adquiriram o hábito e/ou prazer pela leitura, do JARDIM DE INFANCIA LUCRECIA CARNEIRO e do CCI( Centro de Convivência dos Idosos) Cangalheiro. Além disso, outra faceta do projeto é a estruturação da auto-estima, às vezes perdida ou fragilizada nas pessoas oriundas de segmentos sociais e economicamente menos favorecidos.
Além desses, outro segmento contemplado são os idosos, em sua grande maioria analfabetos, porém detentores de uma sabedoria popular valoroza, poque é pautada na leitura do mundo que sempre precede a leitura da palavra, conforme Paulo Freire.
3- OBJETIVOS 3.1- OBJETIVO GERAL
- Desenvolver leituras em contextos diferentes dos da escola, nos quais os alunos possam ter uma relação mais livre, pessoal e afetiva com as mais diversas modalidades de textos, e formarem-se como leitores e escritores autônomos.
3.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Formar alunos multipĺicadores de leitura;
- Estimular a leitura por prazer, por meio de atividades lúdicas e criativas;
- Fomentar o gosto pela leitura, em educadores e alunos, implementando práticas leitoras ricas e diversificadas;
- Tornar a relação escola-comunidade mais próxima e prazerosa;
- Desenvolver habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever;
- Valorizar as produções textuais dos alunos.
4- METODOLOGIA
Sabe-se que a leitura constitui um dos instrumentos de extrema importância e necessário para o individuo compreender o mundo. Compreendendo que a parendizagem é algo que deve ser construido socialmente, esse projeto utilizara:
Oficinas com os alunos de 5ª e 6ª série do turno matutino, com a finalidade de trabalhar o acervo literário, bem como, estratégis de leitura;
Visitas às Instituições para divulgação do projeto;
Elaboração das leituras perfermáticas nas Instituições informadas;
Escritura de textos dos alunos, expondo a experiência vivenciada.
5- CRONOGRAMA
DIAS | ATIVIDADES DESENVOLVIDAS |
02 à 10/08/10 | Oficinas com os alunos. |
13/08/10 | Visita às Instituições e apresentação do projeto. |
16 à 27/08/10 | Execução do projeto. |
30/08/10 | Avaliação |
A avaliação levará em conta a participação e envolvimento com atividades propostas durante as oficinas e as visitas realizadas nas Instituições. A produção textual dos alunos será avaliada tanto do ponto de vista da experiência adquirida como do ponto de vista gramatical.
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